domingo, 17 de maio de 2015

As dez figuras negras - Agatha Christie

"Dez meninos negros foram jantar;
Um engasgou-se e sobraram nove.
Nove meninos negros deitaram-se tarde;
Um dormiu de mais e sobraram oito.
Oito meninos negros foram viajar pelo Devon;
Um disse que por lá ficava e sobraram sete.
Sete meninos negros foram cortar lenha:
Um cortou-se em dois e sobraram seis.
Seis meninos negros brincaram com uma colmeia;
Um abelhão ferrou um e sobraram cinco.
Cinco meninos negros seguiram a advocacia;
Um foi para o Supremo Tribunal e sobraram quatro.
Quatro meninos negros foram para o mar;
Um caiu no anzol e sobraram três.
Três meninos negros andavam pelo jardim zoológico;
Um levou um chi-coração de um urso enorme e sobraram dois.
Dois meninos negros sentaram-se ao sol;
Um deles ficou assado e sobrou um.
Um menino negro ficou completamente só;
Foi e enforcou-se e não sobrou nenhum."
- Agatha Christie, As dez figuras negras.



Sinopse:
Dez desconhecidos que aparentemente nada têm em comum são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa de Devon. Durante o jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo. Nessa mesma noite um deles é assassinado. A tensão aumenta à medida que os sobreviventes se apercebem de que não só o assassino se encontra entre eles como se prepara para atacar uma e outra vez…

Avaliação no Goodreads: 
Opinião: 

Apesar de adorar Agatha Christie e, de já ter lido alguns livros dela, só agora li aquele que é considerado por muitas pessoas "Um dos melhores livros da autora". 

É realmente um livro muito bom (daí as 5 estrelas que lhe dei), mas... tive um probleminha com este livro... A minha cabecinha conseguiu estragar-me o final do livro...

Em todas as obras que li da autora sempre consegui sair surpreendida de uma maneira assombrosa. Não importa quantas voltas eu dava à cabeça durante as leituras nunca conseguia desvendar absolutamente nada... nem assassino, nem motivo, nem o "como?". Desta vez eu consegui descobrir o "como?" e fiquei devastada... 
 (*spoiler* - Eu percebi logo que a determinada altura o assassino iria "fingir" a sua morte e assim sair de fininho da lista de suspeitos.)
É um pormenor pequeno, no entanto eu estava à espera de chegar ao fim do livro e, como de costume, ser totalmente apanhada de surpresa com o desfecho da intriga. 

De qualquer maneira é um livro muito bom. Uma escrita perfeita para o tipo de livro que é, um ambiente que nos envolve de uma maneira indescritível, personagens com um desenvolvimento fascinante... A junção perfeita que faz um thriller perfeito.

2 comentários:

  1. Eu acho é que te estás a tornar numa Miss Marple! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah não me parece que chegue a tanto... afinal a Miss Marple é a Miss Marple ;)

      Eliminar